A História Cultural: concepções, perspectivas e desafios

Rosilene Batista Oliveira

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma reflexão teórico-metodológica que tem, em um primeiro momento, o objetivo de discutir os caminhos traçados pela História Cultural, considerando as idéias e concepções de alguns estudiosos da área como Peter Burke, Roger Chartier e Sandra Jatahy Pesavento. A partir da análise das contribuições desses autores, busca-se delinear o perfil ou papel do historiador cultural, os problemas a serem enfrentados, bem como propostas metodológicas e estratégias de abordagem histórica. Num segundo momento, o texto discuti a importância do conceito de representação para a História Cultural e remete-se também as considerações do historiador italiano Carlo Ginzburg, ao chamar a atenção para um modelo epistemológico que emergiu no âmbito das ciências humanas, no final do século XIX, baseado na semiótica, denominado pelo autor de paradigma indiciário. E por fim, procura-se mostrar como os estudos sobre História Cultural auxiliam na compreensão de cultura escolar, no âmbito da pesquisa em História da Educação, tendo como objeto de estudos os objetos escolares.


Palavras-chave


História-cultural. Representação. Paradigma Indiciário. História da Educação. Objetos escolares

Texto completo: 70-82

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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