A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESPAÇO DO HTPC: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA CENTRADA NA ESCOLA
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar o processo de formação continuada do docente no espaço das HTPCs (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), buscando elucidar as relações entre a teoria e a prática numa perspectiva crítica. Utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário, a observação participante e a videogravação. Os sujeitos da pesquisa foram professores de uma escola estadual, que participavam da terceira hora semanal, que denominamos, neste trabalho, “espaço de HTPCs”. Os dados foram organizados e submetidos à análise de conteúdo e de acordo com referenciais teóricos de autores que têm se dedicado às questões sobre a formação continuada no âmbito escolar. Os resultados revelaram que o espaço das HTPCs pode contribuir para estabelecer diálogos, análises críticas e reflexões, e, com isso, consideramos que as relações entre a teoria e prática podem ser entendidas como um dos pilares para a identificação e interesse dos professores no processo de formação, por meio das ações desenvolvidas na escola e para a escola. Trata-se de um espaço democrático, aberto à discussão e ao debate, onde todos participam e trazem elementos fundamentais para a articulação entre a teoria e a prática. Embora a contribuição teórico-metodológica, sobre a formação do professor tenha se desenvolvido muito nas últimas décadas, é possível ressaltar que o ambiente escolar dispõe de espaços concretos de aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento da teoria e a prática no âmbito do trabalho e da formação continuada do docente.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: