CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA DO JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN

Bruna Cristina Comin, Maria da Piedade Resende da Costa

Resumo


A escrita tem uma função importante no processo adaptativo, quando se considera o processo educativo dos jovens com Síndrome de Down, visto a carência de dados sobre os níveis de escrita atingidos pelos mesmos surge a seguinte questão: será que a escrita de jovens com Síndrome de Down apresenta diferenças em relação aos padrões dos níveis descritos por de Emília Ferreiro? De forma a responder esta questão, o presente estudo teve objetivo identificar padrões na escrita de jovens com Síndrome de Down, fazendo um comparativo em relação os níveis prescritos por Emília Ferreiro. Para se alcançar o objetivo proposto, três jovens com idades entre 12 e 16 anos de idade foram selecionados para participar do estudo. O instrumento utilizado para avaliar a escrita foi a “Prova das quatro palavras e uma frase”. Os resultados em evidência apontaram que o desenvolvimento da escrita de jovens com Síndrome de Down não diferem das crianças e jovens sem a Síndrome.

Palavras-chave


Educação Especial. Síndrome de Down. Jovens. Escrita

Texto completo: 125-146

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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