IMAGEM DE PROFESSOR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE A DOCÊNCIA NO DISCURSO MIDIÁTICO

Ana Paula Rufino dos Santos

Resumo


O presente opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir como o discurso atua e como se revela para o exame de reportagens sobre a carreira docente no Brasil, a importância dos professores e a qualidade da educação. A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação reafirmando a constatação que os modos de anunciação de identidades sociais e de uma profissão estão implicados com a produção de uma percepção sobre esta. Nesta acepção, a enunciação sobre a docência trata-se, portanto, de um conjunto de práticas discursivas sobre a docência no discurso midiático que intersecciona os conceitos de imagem do professor e carreira docente, onde o segundo está relacionado à importância dos professores na educação por meio dos procedimentos de exclusão, em um jogo de interdições dos enunciados pela qualidade da educação básica formando uma grade complexa que não cessa de se modificar.


Palavras-chave


Discurso; Carreira docente; Imagem do professor

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie