A Presença Masculina na Educação Infantil: Desafios que Persistem.

Ana Carolina Oliveira Queiroz

Resumo


A presença reduzida de homens na educação infantil é reflexo da construção histórica dos papéis sociais, que associa a feminilidade ao cuidado e educação de crianças. Assim, objetivou-se identificar estudos que abordam a atuação de homens como docentes na educação infantil, através de revisão bibliográfica em bases de dados brasileiras, com intervalo de publicação de 2000 a 2019, sendo selecionadas 60 pesquisas. Os resultados reafirmam a desigualdade de gênero, pois os educadores são questionados quanto a sua competência e orientação sexual, além de serem vistos como possíveis abusadores. Constatou-se a presença de desafios na inserção e permanência dos docentes, pois estes são deslocados para outros cargos. Faz-se necessário repensar a formação e a atuação dos educadores na educação infantil, buscando possibilidades de ressignificação sobre os papéis de gênero.


Palavras-chave


Homens. Educação infantil. Masculinidade. Identidade de Gênero.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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