O ENSINO PROFISSIONAL COMO ARREGIMENTADOR DE CRIANÇAS E JOVENS PARA O MUNDO DO TRABALHO: DAS ESCOLAS ARTESANAIS ÀS ESCOLAS TÉCNICAS PROFISSIONAIS

Maria Teresa Garbin Machado, Alessandra David

Resumo


Este trabalho apresenta as interfaces históricas do ensino profissional no cenário da educação nacional, tendo como pano de fundo a instalação de uma escola profissional num pequeno município do estado de São Paulo, na década de 1940. A principal diferença entre as escolas artesanais e as escolas profissionais, criadas no estado de São Paulo a partir dos anos 1920, assenta-se no fato de que a primeira tinha um caráter assistencial e compensatório, uma vez que o público atendido era especialmente composto por crianças e jovens em situação de risco (pequenos delinquentes, órfãos, crianças abandonadas, etc.) e a segunda era voltada para a classe trabalhadora em geral, com baixa escolaridade, porém, constituinte de um grande setor apropriado para prover as necessidades de então. A concepção de educação técnica- profissional foi sofrendo alterações, sobretudo ao longo do século XX, acompanhando as sucessivas reformas legislativas e educacionais e as necessidades de desenvolvimento do País. Nesse contexto, a escola pesquisada vivenciou esse processo de mutação, sendo, portanto, um espaço de memória do ensino profissional local. As fontes utilizadas são os documentos da instituição à qual a escola pertence e os produzidos pela equipe escolar. Ao abordarmos a história dessa instituição escolar, desde sua criação, no ano de 1949, até o ano de 2009, quando completou 60 anos, levantamos sua trajetória, sua identidade e seu papel na preparação de crianças e jovens para o mundo do trabalho.


Texto completo: 84-100

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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