O ENSINO PROFISSIONAL COMO ARREGIMENTADOR DE CRIANÇAS E JOVENS PARA O MUNDO DO TRABALHO: DAS ESCOLAS ARTESANAIS ÀS ESCOLAS TÉCNICAS PROFISSIONAIS
Resumo
Este trabalho apresenta as interfaces históricas do ensino profissional no cenário da educação nacional, tendo como pano de fundo a instalação de uma escola profissional num pequeno município do estado de São Paulo, na década de 1940. A principal diferença entre as escolas artesanais e as escolas profissionais, criadas no estado de São Paulo a partir dos anos 1920, assenta-se no fato de que a primeira tinha um caráter assistencial e compensatório, uma vez que o público atendido era especialmente composto por crianças e jovens em situação de risco (pequenos delinquentes, órfãos, crianças abandonadas, etc.) e a segunda era voltada para a classe trabalhadora em geral, com baixa escolaridade, porém, constituinte de um grande setor apropriado para prover as necessidades de então. A concepção de educação técnica- profissional foi sofrendo alterações, sobretudo ao longo do século XX, acompanhando as sucessivas reformas legislativas e educacionais e as necessidades de desenvolvimento do País. Nesse contexto, a escola pesquisada vivenciou esse processo de mutação, sendo, portanto, um espaço de memória do ensino profissional local. As fontes utilizadas são os documentos da instituição à qual a escola pertence e os produzidos pela equipe escolar. Ao abordarmos a história dessa instituição escolar, desde sua criação, no ano de 1949, até o ano de 2009, quando completou 60 anos, levantamos sua trajetória, sua identidade e seu papel na preparação de crianças e jovens para o mundo do trabalho.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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