AS DIFICULDADES EM ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA VISÃO DE UM GRUPO DOCENTE
Resumo
Objetiva-se com este artigo, apresentar um recorte da pesquisa de mestrado, que teve como temática as dificuldades em ensinar matemática, apresentadas por professoras polivalentes que lecionam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tratou-se de uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, na qual para além do aprofundamento bibliográfico (teórico), buscou-se na aplicação de questionário, respostas para trazer argumentações que constatem ou não as questões relacionadas às dificuldades encontradas pelas professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. O questionário, composto por seis perguntas abertas, foi aplicado com 04 professoras que ensinam matemática nos anos iniciais, sendo duas de uma escola particular e outras duas de uma escola da rede pública municipal. Com base nas análises foi possível concluir que, na formação inicial do pedagogo surge sentimentos ora de insegurança, ora de incapacidade, em face ao despreparo nos cursos de formação inicial. A falta de domínio do conteúdo a ser ensinado, a distância entre a teoria e a prática, além da falta de interesse em buscar novas metodologias, a falta de trazer inovações, de reformular os componentes de intervenção que podem ser utilizados em sala de aula, também foram constatadas no decorrer do estudo. Percebeu-se assim, a necessidade cada vez mais intensa e extensa, de pesquisas e discussões como forma de expandir a importância da formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais, com foco na superação das dificuldades, relatadas na presente pesquisa pelos sujeitos participantes do estudo.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: