O coordenador pedagógico no contexto escolar: da formação profissional aos desafios cotidianos

Francisco Nunes de Sousa Moura, Bruno Ferreira Matos, Deborah Ximenes Torres Holanda, Luciana Rodrigues Leite, Jones Baroni Ferreira de Menezes

Resumo


O coordenador pedagógico tem como principal função colaborar na formação contínua dos docentes da educação básica, entretanto esse sujeito, muitas vezes, possui formação mínima e/ou específica em uma das áreas do conhecimento, o que pode afetar seu nível de atuação nas demais áreas. Assim, o objetivo deste trabalho incide em averiguar o perfil dos coordenadores pedagógicos do município de Ipaporanga/CE, perpassando desde a formação profissional até os desafios cotidianos. Para a realização desta pesquisa, aplicou-se um questionário semiestruturado a nove coordenadores pedagógicos distribuídos nas oito escolas de Ensino Fundamental presentes no município de Ipaporanga/CE, questionando-os sobre sua formação acadêmica, experiências obtidas ao longo da atuação e dificuldades inerentes à sua prática. Obteve-se resposta de seis coordenadores, sendo dois formados em Pedagogia e quatro em uma das áreas específicas de conhecimento. Relacionado às atividades desenvolvidas, eles destacaram participar de todas as atividades docentes, desde o planejamento até avaliações de conhecimento; e quanto às dificuldades, os pesquisados relataram a falta de tempo para atender a demanda de professores das diferentes áreas do conhecimento. Assim, constata-se a importância do coordenador pedagógico para atuar em diversas práticas que circundam a docência e as dificuldades para realizar com êxito as suas atribuições como coordenador pedagógico.

 

 


Palavras-chave


Coordenador Pedagógico; Prática Docente; Formação de Professores

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie