UM CAMINHO A PERCORRER: DA DOCÊNCIA À GESTÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR - BA

Fabrício Oliveira da Silva, Leandro Gileno Militão Nascimento

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o caminho, a formação e os desafios do professor que se torna gestor escolar na rede municipal de Salvador-Ba. Reflete-se como os professores. Fundamentado na compreensão de gestão defendida por Nóvoa (2009), o presente texto discute a gestão escolar enquanto uma das dimensões da profissão docente, concebendo, portanto, que todo professor é em potencial um gestor escolar. A pesquisa se caracteriza enquanto qualitativa, tendo como dispositivo a análise dos cursos de gestão escolar oferecidos pela secretaria municipal de educação de Salvador. O estudo permite concluir que é necessário investir em formações para gestores, com significativa carga horária e inserção dos cursistas no âmbito da gestão enquanto durar o processo formativo. Percebeu-se como os cursos apresentam algumas fragilidades, entre as quais o fato de serem muito teóricos e pouco auxiliam aos gestores escolares no desenvolvimento das competências de resultado, planejamento, lideranças pedagógicas e administrativas.


Palavras-chave


Formação. Gestor. Professor.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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