NEUROCIÊNCIAS APLICADAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ENTRE SABERES E PRÁTICAS

Maria Adélia da Costa

Resumo


A perspectiva da interlocução entre a teoria e a prática, integrando os conhecimentos das neurociências aplicadas à educação com os saberes docentes e o cotidiano das aulas na educação profissional, constitui o pressuposto básico deste texto. Sua finalidade é refletir, por meio da formação continuada dos professores, licenciados e não licenciados, sobre os estudos e as contribuições das neurociências no processo de aprendizagem e de avaliação dos alunos da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Para tanto, os dados foram analisados a partir da materialização do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD), realizado com 271 professores da EPTNM, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Os resultados, considerados sob uma abordagem qualitativa, indicam que os professores desconhecem as pesquisas e as contribuições das neurociências aplicadas ao processo ensino-aprendizagem, contudo, embora seja um campo de estranhamento, foi unânime o interesse pelos estudos da ciência cognitiva.

Palavras-chave


Formação continuada de professores; Neurociências; Educação Profissional.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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