A LINGUAGEM COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO COMUM

Patrícia Feiten Pinto

Resumo


Esse artigo busca analisar qual é a importância da linguagem e da relação com o outro para a formação dos alunos e compreender como a noção de verdade é entendida pelos paradigmas do conhecimento e como isso incide na educação.  A educação ocorre na relação com o outro, assim, é na e pela linguagem que é possível inserir o aluno no mundo. É uma ilusão acreditar que todo o conhecimento já está arrematado e cabe ao aluno apenas reproduzir as verdades. Mesmo diante da imensidão de significações que os alunos trazem para a sala de aula, o sentido comum é o milagre da linguagem, pois, nunca são sentidos iguais, mas apenas convergentes constituindo o que na hermenêutica se chama de “horizonte comum”. São confluentes pelo fato de que cada um tem suas marcas e experiências, não podendo organizar um mundo comum como algo pronto e posto.


Palavras-chave


Conhecimento; Neomodernidade; Verdades; Pós-metafísico; Relação intersubjetiva.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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