MARABAIXO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO “ABRIGO CRIANÇA FELIZ” EM MACAPÁ-AP

Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio, Benedito da Costa Silva, Lúcia Mara Tavares Rocha, Rauliane de Oliveira Borges

Resumo


O presente artigo trata do Marabaixo como instrumento pedagógico no processo de ressocialização. O estudo foi realizado em uma instituição que abriga menores vítimas de violência doméstica denominada “Abrigo Criança Feliz”. O objetivo de estudo foi desenvolver e propor atividades pedagógicas que auxiliem o professor em suas práticas pedagógicas, valorizando assim o Marabaixo enquanto cultura regional[1]. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e descritiva, que adotou a entrevista como forma de investigação. Os dados foram coletados em duas etapas, antes e depois das atividades pedagógicas desenvolvidas com os sujeitos da pesquisa. A pré-entrevista revelou que as crianças desconheciam sobre a cultura do Marabaixo; após a aplicação das atividades, as mesmas foram entrevistadas novamente com o mesmo rol de perguntas, e nesta pós-entrevista detectamos um percentual significativo sobre a cultura regional.


[1] O Marabaixo foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no dia 08 de novembro de 2018, portanto, meses depois da realização desta pesquisa. Por entendermos que tendo o Marabaixo se tornado oficialmente patrimônio cultural imaterial do Brasil, esta informação devesse ser incluída no texto a fim de ser amplamente publicizada. Vide trecho da material divulgada na página do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN a esse respeito: “Por ser uma forma de expressão que reúne referências culturais vivenciadas e atualizadas pelos amapaenses, fundamental para a construção e afirmação da identidade cultural negra brasileira, o Marabaixo foi reconhecido Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi tomada hoje, 08 de novembro, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), durante reunião que ocorre no Museu Histórico do Pará, em Belém” (IPHAN, 2019).

 


Palavras-chave


Marabaixo. Espaço não-escolar. Lei nº 10.639/2003. Prática Pedagógica.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie