“PROFESSOR INTELECTUAL CRÍTICO E REFLEXIVO”: O FALSO SOCIALMENTE NECESSÁRIO NA EDUCAÇÃO

Rafael Rossi, Aline Cristina Santana Rossi

Resumo


O presente artigo aborda de modo crítico a concepção tão vigente no debate educacional a respeito da expressão “professor intelectual crítico e reflexivo”. Entendemos que a crítica de um conceito não se realiza apenas per se. Ao contrário, os conceitos e as categorias partem do próprio movimento histórico e social da realidade objetiva, ou seja, expressam a própria lógica do real. Crítica é a busca pelos fundamentos históricos que possibilitam compreender determinada atividade humana em sua vinculação intrínseca com o processo de complexificação do ser social. Nosso objetivo é compreender as categorias em sua vinculação ontológica com a objetividade. Desse modo, realizamos uma crítica à tentativa de reformar a educação na atualidade sem levar em consideração a sociedade na qual vivemos dominada pelo sistema do capital e por seus interesses de reprodução que a tudo engloba e domina, tendo por parâmetro as contribuições da tradição marxiana costumeiramente denominada por ontologia marxiana.


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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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