UM ESTUDO SOBRE A DISCIPLINA, CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de investigação da análise de um plano de ensino da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de História do curso de Pedagogia presencial de Instituição de Ensino Superior situada num município do interior paulista, e como esse curso aborda o ensino de História em seu currículo, tomando como norte a Lei de Diretrizes e Bases n. 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia de 2006. O pressuposto foi analisar a disciplina como eixo da formação do Pedagogo, especialmente a partir do debate realizado pelo Movimento dos Educadores, Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), diante da Resolução do CNE/CP n. 1/2006. Percebe-se que essa disciplina deveria oferecer subsídios de reflexão para as práticas educativas dos futuros professores, assim teriam a capacidade de trabalhar com os alunos a organização social, espaço-temporal e suas histórias de vida dentro desse contexto, além do respeito a diversidade cultural, e o respeito aos diversos grupos sociais nos mais variados tempos e espaços. Constatamos que o ensino desta disciplina está voltado para uma prática tecnicista, sem um aspecto pedagógico crítico dos conteúdos que preparam os pedagogos para a formação de alunos com consciência crítica e cidadã, em nenhum momento abordam o que ensinar e como ensinar os conceitos, as temáticas e as metodologias fundamentais para o estudo da História.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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