CONCEPÇÕES QUE ORIENTAM A PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM GRÊMIOS ESTUDANTIS DE ESCOLAS PARANAENSES

Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin, Simone de Fátima Flach

Resumo


O presente artigo analisa as concepções que orientam a participação dos estudantes em Grêmios Estudantis expressas em documentos da SEED-PR e do Instituto Sou da Paz. Contextualiza historicamente a participação estudantil em entidades representativas e a legislação que regulamenta esse tipo de organização. A partir do materialismo histórico e dialético problematiza o modelo de participação proposto por setores governantes, legislação e entidades que vêm se destacando com orientações à juventude. Conclui-se que os documentos analisados estimulam a participação e a organização de Grêmios Estudantis, mas pouco contribui para o processo de emancipação, pois as orientações expressam ideologias que reduzem o exercício da democracia e elevam o reformismo social como a solução para as desigualdades produzidas pelo modo de produção capitalista.


Palavras-chave


Grêmio Estudantil. Participação discente. Reformas Sociais. Emancipação Humana.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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