CONCEPÇÕES QUE ORIENTAM A PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM GRÊMIOS ESTUDANTIS DE ESCOLAS PARANAENSES
Resumo
O presente artigo analisa as concepções que orientam a participação dos estudantes em Grêmios Estudantis expressas em documentos da SEED-PR e do Instituto Sou da Paz. Contextualiza historicamente a participação estudantil em entidades representativas e a legislação que regulamenta esse tipo de organização. A partir do materialismo histórico e dialético problematiza o modelo de participação proposto por setores governantes, legislação e entidades que vêm se destacando com orientações à juventude. Conclui-se que os documentos analisados estimulam a participação e a organização de Grêmios Estudantis, mas pouco contribui para o processo de emancipação, pois as orientações expressam ideologias que reduzem o exercício da democracia e elevam o reformismo social como a solução para as desigualdades produzidas pelo modo de produção capitalista.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: