UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARTE: O ESTUDO DO DESENHO INFANTIL E O ENSINO DE DESENHO A CRIANÇAS CEGAS APLICADOS EM SALA DE AULA

Alice Registro Fonseca

Resumo


Este relato de experiência consiste em apresentar e refletir sobre as diversas ações realizadas na disciplina de Artes Visuais na Educação Infantil no curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda. As atividades desenvolvidas entre os anos de 2016 e 2017 foram pautadas no estudo do desenvolvimento do desenho infantil, a partir da investigação do ensino de desenho para crianças cegas. Os campos teórico e prático foram baseados na pesquisa de Maria Lúcia Batezat Duarte que resultou a publicação: Desenho Infantil e seu ensino para crianças cegas: razões e métodos (2011). Os exercícios de esquemas gráficos propostos, executados e estudados por Duarte (2011) possibilitam trabalhar o ensino do desenho para os não videntes da forma que esses sujeitos se sintam semelhantes e acolhidos. O relato desta experiência destaca a metodologia criada, mas dessa vez, sendo aplicada para futuros professores com objetivo de despertar o olhar para o aprendizado e ensino do desenho.


Palavras-chave


Desenho infantil. Artes. Crianças cegas. Educação. Pedagogia.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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