A DIMENSÃO SUBJETIVA DA INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SURDEZ NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REGULAR
Resumo
Para atender à atual proposta educacional de inclusão, a escola regular tem o desafio de reconhecer as diferenças humanas e garantir o direito básico de todos à educação, inclusive de estudantes com surdez nela matriculados. Por toda a complexidade que a temática traz e, em virtude da constatação de poucos estudos acerca da dimensão subjetiva do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em salas inclusivas de estudantes com surdez, a pesquisa teve como objetivo apreender os sentidos e significados produzidos por uma professora sobre esta realidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos a Psicologia Sócio-Histórica como pressuposto teórico-metodológico e a entrevista reflexiva como procedimento para obtenção de informações, as quais foram analisadas e interpretadas a partir da proposta de sistematização dos Núcleos de Significação. Os sentidos e significados produzidos pela professora desvelam que muitas são as tentativas didático-pedagógicas para superar os inúmeros desafios vividos no processo de inclusão escolar do estudante com surdez na aula de Língua Portuguesa. Seu sentimento é de que a educação - de uma forma geral - pode melhorar, a partir de uma compreensão mais ampla por parte da comunidade escolar sobre o fracasso escolar. Assim, reconhecemos o valor das ações realizadas pela escola, em virtude de entendermos que não há um caminho traçado para que esta perspectiva se efetive. Este somente será construído por aqueles que - mediados por ações afirmativas de políticas públicas efetivas de inclusão -, responsavelmente, aventurarem-se a desbravá-lo.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: