SIGNIFICAR A DEFICIÊNCIA E A INCLUSÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Mateus Henrique do Amaral, Luisa Miranda Jorge, Maria Inês Bacellar Monteiro

Resumo


Esse estudo tem por objetivo discutir as concepções de deficiência e inclusão escolar apresentadas por alunos de licenciatura de uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo durante um semestre letivo, em uma disciplina teórica intitulada Educação Inclusiva. Para a obtenção de dados, fizemos uso de questões presentes em duas atividades realizadas. A primeira corresponde a um questionário aplicado no início da disciplina e a segunda, à avaliação final. As respostas dadas foram transcritas e organizadas em tabelas, a fim de obter a incidência dos termos mais utilizados, por meio do programa online Word Frequency Counter. Para a análise, utilizamos também uma amostra de respostas de cinco licenciandos diferentes, escolhidos de modo aleatório. Os resultados indicaram que o discurso sobre deficiência não apresentou alterações significativas durante o período; os alunos apontaram apenas as características individuais que causam a limitação. Já nas definições sobre inclusão escolar, identificamos o acréscimo de dados sobre a legislação referente a esse tema. Contudo, notamos ainda alguns equívocos que geram compreensões superficiais e errôneas sobre as dimensões da inclusão. Devemos considerar que mudar uma concepção historicamente construída não é algo linear, mas que exige tempo, reflexão e muitos movimentos de idas e vindas. A formação inicial precisa abrir mais espaços para reflexão sobre inclusão escolar e ensino-aprendizagem em contextos inclusivos. É preciso evitar que as disciplinas e conteúdos referentes à educação inclusiva tornem-se apenas “apêndices” no processo formativo. Outras disciplinas precisam abordar o tema, sobretudo aquelas voltadas para práticas de ensino.

Palavras-chave


Formação de professores. Educação Inclusiva. Formação de conceitos.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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