O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: DISCURSOS DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA

Sara Cristina Marques Amâncio, Evani Andreatta Amaral Camargo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discutir o papel da educação de sujeitos com deficiência para a inclusão no trabalho, sob seu próprio olhar, tendo como perspectiva teórica a vertente histórico-cultural. Segundo essa perspectiva, o homem se constitui único, individualizado no social, pela interação com os outros de sua cultura, a partir da premissa de que o trabalho é a ação humana por excelência, por meio do qual o homem transforma a natureza e a si próprio. O estudo metodológico traz uma análise construída por entrevistas realizadas com sujeitos com deficiência. Foram entrevistados cinco funcionários, com idades entre 21 e 27 anos, com diferentes deficiências (física, intelectual e auditiva), ensino fundamental e médio, com o propósito de se compreender a própria inserção trabalhista. As entrevistas, em uma perspectiva dialógica, foram individuais, com perguntas geradoras que possibilitaram o relato da história de cada um dos entrevistados sobre sua escolarização, relações familiares e sociais. Os dados de escolaridade demonstram que os sujeitos têm o ensino médio, revelando o esforço que o campo da educação tem realizado nos últimos anos na perspectiva da educação inclusiva. Pelas entrevistas, identificamos que o campo educacional atua de maneira significativa para a inclusão e inserção desses funcionários com deficiência nas organizações, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizagem.


Palavras-chave


Educação. Deficiência. Inclusão.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie