O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: DISCURSOS DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o papel da educação de sujeitos com deficiência para a inclusão no trabalho, sob seu próprio olhar, tendo como perspectiva teórica a vertente histórico-cultural. Segundo essa perspectiva, o homem se constitui único, individualizado no social, pela interação com os outros de sua cultura, a partir da premissa de que o trabalho é a ação humana por excelência, por meio do qual o homem transforma a natureza e a si próprio. O estudo metodológico traz uma análise construída por entrevistas realizadas com sujeitos com deficiência. Foram entrevistados cinco funcionários, com idades entre 21 e 27 anos, com diferentes deficiências (física, intelectual e auditiva), ensino fundamental e médio, com o propósito de se compreender a própria inserção trabalhista. As entrevistas, em uma perspectiva dialógica, foram individuais, com perguntas geradoras que possibilitaram o relato da história de cada um dos entrevistados sobre sua escolarização, relações familiares e sociais. Os dados de escolaridade demonstram que os sujeitos têm o ensino médio, revelando o esforço que o campo da educação tem realizado nos últimos anos na perspectiva da educação inclusiva. Pelas entrevistas, identificamos que o campo educacional atua de maneira significativa para a inclusão e inserção desses funcionários com deficiência nas organizações, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizagem.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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