UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DE PROFESSORES QUE ATUAM EM AULAS DE RECUPERAÇÃO

Magda Regina Pereira Bizio, Ana Paula Freitas, Milena Moretto

Resumo


Como é crescente o número de alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental, as escolas buscam minimizar essas dificuldades por meio da recuperação contínua, o que, no entanto, nem sempre se observa. Diante desse fato, este estudo fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural e nos aportes da teoria enunciativo-discursiva, e tem como objetivo analisar as concepções de linguagem dos professores de língua portuguesa que assumiram a tarefa da recuperação contínua e intensiva em escolas da rede pública paulista e como essas concepções se materializam em suas práticas pedagógicas. Para isso, foram entrevistados cinco professores dos ensinos fundamental e médio. Os resultados apontam que, para tentarem recuperar alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita, os professores realizam um trabalho com gêneros textuais, sem, no entanto, que estes signifiquem aos alunos. Ocorre, ainda, uma sobrevalorização de exercícios gramaticais que não são revertidos na compreensão e na produção de textos.

Palavras-chave


Teoria Histórico-Cultural; Teoria Enunciativo-Discursiva; Programa de Recuperação; Ensino da Língua Portuguesa; Formação Docente

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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