O CONCEITO QUE PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL TÊM SOBRE O QUE É ESTAR PREPARADO PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Patrícia Thomásio Quinelato, Ricardo Schers de Góes, Aline Frollini Lunardelli Lara

Resumo


A pesquisa investiga o conceito de professores sobre o que é estar preparado para atuar na Educação Especial e, para tanto, traça algumas considerações sobre a história da Educação Inclusiva no Brasil e dos estudos sobre conceitos. Na pesquisa de campo, os dados coletados por meio da aplicação de um questionário a 22 professores de uma escola pública da cidade de São Paulo revelaram que o conceito dos professores sobre o assunto tem relação com uma formação específica, pois entendem a Educação Especial como educação para pessoas portadoras de deficiência que necessitam de atendimento especializado. Esta visão confirma o conceito de integração, no qual o aluno se beneficia de processos de socialização, por estar com os outros na escola, embora não aprenda os conteúdos socialmente relevantes para seu desenvolvimento.


Palavras-chave


Educação Especial; Professores; Conceito; Formação Específica

Texto completo: 327-345

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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