MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS: autopercepção dos alunos de Gestão Empresarial em uma Instituição de Ensino Superior Tecnológica

Elisiane Sartori Menezes Garcia, Fátima Aparecida Mantovani

Resumo


A noção de competência tem sofrido múltiplos enriquecimentos teóricos no decorrer do tempo, permitindo encontrar diferentes interpretações para o mesmo termo. Assim sendo, o conceito de competência tem alcançado destaque nos âmbitos educacional e do trabalho. Em definições mais recentes, na tentativa de sistematizar melhor as transformações do mundo do trabalho, ganhou força o termo competências transversais, entendidas como atitudes, capacidades e habilidades do indivíduo, desenvolvidas ao longo da vida, que são ativadas pelo sujeito, a fim de atuar de modo eficaz em diversas situações de trabalho. Sob essa perspectiva, o presente artigo busca realizar um mapeamento das competências transversais adquiridas pelos alunos de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, na tentativa de identificar àquelas desenvolvidas no ambiente de trabalho. Para tanto, foi aplicado um questionário juntamente com os alunos concluintes do curso supracitado, ao qual se buscou identificar a autopercepção dos mesmos sobre as competências transversais adquiridas no ambiente acadêmico e quais as suas implicações no desempenho profissional no ambiente organizacional.


Palavras-chave


Competências Transversais. Empresas. Mundo do Trabalho. Desempenho Profissional. Mapeamento.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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