REPRESENTAÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES QUE AFETAM NEGATIVAMENTE ESTUDANTEA DE ENGENHARIA CIVIL

Cleudinéte Ferreira dos Santos Souza, Marinalva Lopes Ribeiro

Resumo


O trabalho objetiva compreender como se dá a relação entre professores e estudantes na prática educativa no curso de Engenharia Civil, referenciando-se nas representações sociais. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, usando questões-estímulo com doze estudantes. A pesquisa é qualitativa e usou: princípios da Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 2003) e da Teoria da Complexidade (MORIN, 2007). Fundamentou-se em Ribeiro (2004); Tassoni e Leite (2013), dentre outros. Analisou-se os dados com a TRS e a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados apontaram que a relação entre professor e estudantes, centra-se na adoção do professor por algumas posturas indesejáveis em sala de aula, tais como: postura de inflexibilidade, dúvida da capacidade intelectual do discente, prática da discriminação racial e desconsideração das condições psicológicas do estudante. As atitudes distanciam os sujeitos aprendizes, afetando-os em seu processo de aprendizagem, evidenciando que o sucesso da aprendizagem depende, também, da qualidade da mediação docente na relação do estudante com o conhecimento.


Palavras-chave


Afetividade; Prática Docente; Ensino Superior; Representações Sociais.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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