SER PROFESSOR É “SE VIRAR NOS TRINTA”: REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Marinalva Lopes Ribeiro, Rita de Cássia A.F. Moraes, Édiva de Sousa Martins

Resumo


O artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa que objetivou conhecer as representações sociais de estudantes de cursos de licenciatura sobre a profissão professor no contexto da formação, a partir de depoimentos de 32 estudantes de diversos cursos de licenciatura de uma universidade pública da Bahia. Os dados foram coletados a partir de grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Respaldamo-nos teoricamente em autores que estudam a profissionalização docente e a teoria das representações sociais (RS), como: Cunha, Tardif e Moscovici. Os resultados indicam que, diante da complexidade do exercício da profissão de professor, na atualidade, é necessário investir na formação inicial e continuada desses sujeitos, de modo a suscitar a reflexão crítica sobre o status da profissão, os saberes necessários e as condições materiais para seu exercício e a responsabilidade social e ética, o que pode resultar na socialização da cultura do profissionalismo.

Palavras-chave


Formação Docente; Representações Sociais; Profissionalização Docente

Texto completo: 280-305

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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