“QUANDO EU PENSO EM CUIABÁ...”: SIGNIFICAÇÕES DA CIDADE POR CRIANÇAS EM ESCOLAS PARTICULARES
Resumo
Este estudo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Representações sociais da cidade de Cuiabá: estudo com crianças em contexto de escolas particulares. Objetiva a identificação e análise das significações da cidade de Cuiabá, segundo crianças em contexto de escolas particulares. Adota como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009; 2010). Os dados foram gerados com 40 crianças, em quatro escolas particulares, divididas entre as regiões: Leste, Oeste e Sul. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais, que foram processadas pelo software Analyse Lexicale par Contexte d´um Esemble de Segments de Texte (ALCESTE). Os dados anunciam que aspectos da cidade como as ruas, bairros e praças são identificados como cenários observados pelas crianças durante os trajetos que percorrem, geralmente realizando a ligação entre lugares de família, consumo e a escola. A cidade aparece nas entrevistas como lugares fragmentados e a ausência dos elementos históricos sugere uma postura de distanciamento em relação a um enraizamento cultural. Tais constatações desvelam o potencial transformador dos processos formativos ao mesmo tempo que evidenciam o seu poder de conservação.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: