PILATES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA

Raphael Rivoiro Baetta, Adriele de Cássia Franqui

Resumo


Embora a Educação Física Escolar permita o desenvolvimento de diversos conteúdos de ensino, sabe-se que muito pouco deles são explorados e que há um predomínio de desportos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da proposta de Práticas Corporais Alternativas, a fim de alcançar objetivos que as práticas tradicionais não proporcionam, ressaltando as carências existentes nas aulas, e propor a inserção do Método Pilates como uma proposta alternativa, demonstrando seus benefícios e sua eficiência. Foi utilizada a base de dados PUBMED, SCIELO, EFDesportes.com e Google Acadêmico. Analisando os inúmeros benefícios já comprovados que o Método Pilates proporciona, e verificando que estes benefícios constatam carências existentes nas aulas de Educação Física Escolar, fica evidente ser viável a proposta de inserir este método nas aulas, a fim de complementar os conteúdos propostos, diversificar e explorar esta diversidade de práticas que a Educação Física permite, e proporcionar aos alunos maiores benefícios, prazer e lazer nas aulas de Educação Física Escolar.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie