INTERATIVIDADE E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS

Julio Cesar Oliveira Bernardo, Elizabeth Silva Gaia

Resumo


Há mais de uma década as tecnologias digitais e informação e comunicação vêm influenciando relevantemente comportamentos sociais, criando-se contextos em que a cultura digital traz novos paradigmas quanto a processos interativos e de ensino e aprendizagem. Dentre o atual artefato tecnológico, os dispositivos móveis digitais, sobretudo telefones celulares, alcançaram destaque na usabilidade, construindo objeto pessoal de identidade e inserção social. Este artigo tem o objetivo de identificar processos de interatividade com as tecnologias digitais móveis, investigando e apurando abordagens e resultados no contexto de ensino e aprendizagem. Como norteamento metodológico adotou-se pesquisa bibliográfica, levantando-se experiências e apurando-se pesquisas publicadas sobre o tema. Observa-se que a mobilidade tecnológica pode trazer novas projeções para o tripé interação-ensino-aprendizagem com novos caminhos e desafios para a comunicação e a formação humana.

 


Palavras-chave


Interação. Aprendizagem. Dispositivos móveis digitais.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie