Formação docente e utilização de tecnologias na educação: as propostas do “Centro Regional de PesquisaS EducacionaIs De São Paulo” (CRPE/SP) nas décadas de 1950 e 1960

Rosilene Batista Oliveira

Resumo


O presente trabalho objetiva investigar e analisar como o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE/SP), criado em 1955, propôs a formação de professores nas décadas de 1950 e 1960, para a utilização de objetos no ensino, denominados neste período de “recursos audiovisuais”. Busca-se a partir de um referencial pautado na História Cultural, conhecer os principais representações e direcionamentos propostos pelo CRPE/SP, por meio de fontes documentais produzidas por um de seus setores: o Serviço de Recursos Audiovisuais (SRAV), que tinha como uma de suas funções a formação de professores. A partir dos dados coletados, podemos retirar várias contribuições para propostas de formação docente atuais, quanto ao uso de objetos no ensino, dadas pelo SRAV, tais como: a necessidade da formação docente considerar as diferentes características dos objetos, as quais podem determinar as possibilidades de utilização dos mesmos; enfatizar a importância do tratamento dado aos objetos no ensino, que contemplem na formação docente não somente as suas vantagens e possibilidades mas também suas limitações e desvantagens para o ensino; o envolvimento do professor em processos não somente de utilização, mas também de produção de objetos para o ensino; a necessidade  de considerar a relação entre a teoria e prática na formação dos professores para a utilização das tecnologias.

 


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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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