IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE UM CASO

ERICO LOPES PINHEIRO DE PAULA, Helena de Ornellas Sivieiri-Pereira, Wagner Roberto Batista

Resumo


Registram-se aqui os resultados de pesquisa empírica, quanti-qualitativa, exploratória e transversal. Foram objetivos: identificar os atributos de cada perfil docente e caracterizar a amostra em função dessas informações. A fundamentação teórica está no campo de estudos Formação de Professores e a investigação foi realizada por meio da aplicação de questionários em uma população de 3.690 participantes. A análise foi realizada por apuração de frequências e organizada em gráficos e tabelas. Responderam ao instrumento 249 docentes, que mostram traços marcantes da identidade profissional. Conclui-se que os aspectos e as dinâmicas de ação individual, e social, que consolidam a identidade profissional contribuem para definição de critérios a serem empregados na educação continuada.

Palavras-chave


Educação Básica. Educação Continuada. Formação de Professores. Identidade Profissional.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie