A PRÁTICA PROFISSIONAL ARTICULADA POR MEIO DOS PROJETOS DE TRABALHO NO ESTÁGIO DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Célia Maria Guimarães, Natálya Camargo de Souza

Resumo


O presente artigo comunica um recorte da pesquisa intitulada “Pesquisa e desenvolvimento de práticas educativas para Educação Infantil”, cujo objeto se organiza entorno da formação inicial do professor de Educação Infantil e tem como principal objetivo investigar práticas educativas capazes de contribuir para a construção da especificidade do trabalho pedagógico realizado pelo professor de Educação Infantil. Enfoca o estágio curricular obrigatório desenvolvido pelos estudantes, sob a forma de projetos de trabalho. O processo de formação inicial é concebido como construção compartilhada para ser significativa, como uma das ações responsáveis pela articulação entre a teoria e a prática, enquanto relação fundamental na prática docente, uma ferramenta capaz de romper a concepção fragmentada da formação que concebe a sala de aula como o espaço para a teoria e o campo profissional como o espaço para a prática. Participaram do estudo estudantes da Habilitação para o Magistério em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP. O artigo se refere a um dos vários projetos de trabalho desenvolvidos em 2010 pelos alunos no período de estágio e procura revelar suas possibilidades à formação inicial. Os resultados obtidos reiteram outros estudos que demonstram que os anos de formação inicial podem contribuir para a formação da identidade específica do professor de Educação Infantil, desde que forjada na ação engajada no contexto da futura ação profissional, orientada por uma metodologia de ensino que prioriza a reflexão sobre a futura prática educativa, sobre as concepções que condicionam a visão do aluno sobre a futura atuação como professora da Educação Infantil.

Palavras-chave


Estágio curricular; Projetos de Trabalho; Educação Infantil; Formação inicial.

Texto completo: 205-237

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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