O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS

Natalina Aparecida Laguna Sicca, José Segundiano Úngaro

Resumo


Esta pesquisa abrange questões curriculares relativas ao ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental (ciclo de alfabetização), numa cidade do interior do Estado de São Paulo, no Brasil. Busca responder as seguintes indagações: as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluem o ensino de Ciências da Natureza em seu currículo? Consideram o ensino de Ciências da Natureza como parte do processo de alfabetização? Compreendem o significado do movimento CTSA? As professoras revelam uma tensão entre os interesses dos alunos e a matriz curricular oficial. Verifica-se um estreitamento curricular no ciclo de alfabetização que prioriza a leitura, a escrita e os cálculos matemáticos, restringindo as aulas de Ciências da Natureza. As professoras não compreendem que o ensino de Ciências da Natureza faz parte do processo de alfabetização e desconhecem o movimento CTSA.


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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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