CONCEITO DE SAÚDE PELO OLHAR DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Alessandra Regina Santos, Evani Andreatta Amaral Camargo

Resumo


O presente estudo trouxe reflexões de professores após os resultados de uma avaliação física feita em seus alunos, sob o olhar da constituição do sujeito na perspectiva histórico-cultural. O objetivo foi: identificar como os professores de Educação Física discutem a Educação para a Saúde, e de que forma atuam na promoção deste aspecto em suas aulas, a partir de uma avaliação da aptidão física de escolares de 07 a 11 anos de idade de um município do interior de São Paulo. A investigação, de natureza qualitativa, pautou-se em ouvir os professores meses após a avaliação física realizada com os alunos. Foram entrevistados 04 professores. As falas revelaram que os professores discutiram a educação para a saúde e atuaram na promoção da mesma em suas aulas, porém, as práticas não foram homogêneas, visto que cada professor trabalha de acordo com as necessidades de seus alunos, com exceção de um deles, que deixa essa questão de saúde em segundo plano. Conclui-se que os professores desenvolveram ações de educação para a saúde, entretanto as ações também não foram homogêneas, uma vez que cada um as desenvolveu de forma não sistematizada.


Palavras-chave


Educação. Educação Física. Saúde.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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