INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Vandilson Pereira Cruz, Leandro Donizete Araújo, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Resumo


O presente estudo é uma pesquisa qualiquantitativa realizada em um município da região norte de Minas Gerais. A amostra foi composta por seis escolas do nível infantil e fundamental I, divididas entre escolas estaduais e municipais.  O objetivo geral do trabalho é verificar se as gestões das escolas se sentem preparadas de forma a acolher e incluir as pessoas com deficiência (PD) em suas instituições. Para isso, buscamos verificar a presença e o número de PD matriculados nas escolas do município, relatar as deficiências citadas e apresentar aspectos relacionados à educação desses alunos, como a oferta do Atendimento Educacional Especializado- AEE e ao processo de inclusão escolar, por meio das Dimensões da Acessibilidade para a Inclusão (DAPI) de acordo com a realidade das escolas do município estudado. O atual contexto do município estudado é condizente com a opinião dos gestores, visto que nenhum gestor considerou sua escola como preparada (de acordo com suas concepções) de forma a acolher e incluir as PD.  As questões relacionadas às DAPI revelam uma realidade gritante em relação às escolas estudadas, apresentando na maioria dos casos estruturas físicas precárias e falta de ações eficientes nos campos: instrumental, comunicacional e em relação à realização de adaptações curriculares e ao oferecimento do AEE previsto em lei.

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Inclusão escolar, acessibilidade, deficiência, educação.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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