AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL

Diego Fernando Rosero Ruiz

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica vinculada à área da deficiência intelectual com ênfase nas práticas pedagógicas e nos processos de ensino e aprendizagem. Para este fim, foram pesquisadas produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado no período compreendido entre os anos de 2002 a 2013, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise dos dados permitiu localizar informações essenciais das investigações como o ano de defesa, a instituição de origem, seus objetivos de estudo, o referencial teórico, o procedimento metodológico e a discussão dos resultados. Como resultado desse levantamento chegou-se a 30 dissertações e 14 teses que se dedicaram exclusivamente ao foco deste estudo. Foi possível perceber que a produção cientifica da temática pesquisada na área da deficiência intelectual, ainda é insuficiente, mas os resultados mostram alguns avanços nas práticas pedagógicas e nas possiblidades de aprendizagem e de desenvolvimento destes indivíduos.


Palavras-chave


Deficiência intelectual. Práticas pedagógicas. Processo de ensino e aprendizagem. Produção Científica.

Texto completo: 30-51

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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