POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: HISTÓRIA E EMBATES

Chaiane de Medeiros Rosa

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender os fatores sociais e políticos envoltos no processo de criação e implantação das políticas afirmativas no Brasil, especialmente as voltadas para o acesso à educação superior brasileira. Nesse sentido, é apresentado um histórico das ações afirmativas no mundo, da experiência dos Estados Unidos, e chegando à história das ações afirmativas no Brasil. Apresenta-se, também, um panorama das ideias e concepções que abarcam as ações afirmativas para ingresso na educação superior no Brasil, sendo delineados os fatores que levaram à criação da Lei nº 12.711 de 2012, que institui a obrigatoriedade de reserva de vagas na modalidade de cotas nas instituições federais de educação superior.

 

Palavras-chave: Ações afirmativas. Acesso. Educação superior.


Palavras-chave


Ações afirmativas; Educação Superior; Políticas educacionais.

Texto completo: 52-70

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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