ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM UMA REDE MUNICIPAL E A FORMAÇÃO DE SEUS PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Renata Andréa Fernandes Fantacini, Tárcia Regina da Silveira Dias

Resumo


Como parte do movimento de Educação Inclusiva, é possível
constatar que houve uma expansão significativa no número das matrículas dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no contexto da escola comum, sendo questionadas as condições de ensino organizadas para esses alunos, pois elas, em geral, não atendem às suas especificidades. Com base nesse panorama, este estudo teve como objetivo geral conhecer e refletir sobre a organização da educação inclusiva para o atendimento do aluno com necessidades educacionais especiais em diferentes espaços educativos (classe comum e sala de
recursos multifuncional) na rede municipal de uma cidade de pequeno porte do interior paulista. Como objetivos específicos, buscaramse: mapear os alunos com necessidades educacionais especiais no município e caracterizar os professores responsáveis pelo Atendimento
Educacional Especializado (AEE). Participaram da pesquisa todas as professoras que atuam na equipe de Atendimento Educacional Especializado do município. A coleta de dados foi realizada por pesquisa de documentos, aplicação de questionários a todos os professores do Atendimento Educacional Especializado para mapeamento dos alunos e entrevistas semiestruturadas para caracterizar os professores. A análise dos dados foi articulada com a fundamentação teórica a partir de estudos disponíveis na literatura da área. Os resultados mostraram que essa Rede Municipal de Ensino tem atendido de forma progressiva os alunos com NEE e se preocupado com a reorganização da escola comum para esse atendimento, implementando o AEE e disponibilizando profissionais com formação na área específica, o que atende às exigências legais. Concluiu-se, no entanto, que a formação não garante a realização de práticas inclusivas, sendo necessário investir sobre a formação profissional e conhecer como estão ocorrendo essas práticas. Espera-se que este estudo, como uma pequena amostra de uma experiência que está caminhando, possa contribuir para a organização do ensino dos alunos com NEE.


Texto completo: 217-243

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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