A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PORTUGUESES DE GEOGRAFIA: POR UMA RECONTEXTUALIZAÇÃO DISCIPLINAR E FORMATIVA

Sérgio Claudino

Resumo


A formação inicial de professores de Geografia em Portugal é marcadapelas ambiguidades do sistema educativo português, mas reflecte igualmenteos dilemas de uma disciplina com dificuldade em definir um projecto educativo.Desde o século XIX, foram desenvolvidos diversos modelos de formação, numarelação difícil entre o ensino superior e o não superior. Em 2007, é unificada aformação de professores de Geografia e História, o que originou uma PetiçãoPública Nacional em defesa da sua autonomia. Contudo, a afirmação daGeografia (e da História) tem de ser igualmente conquistada no quotidiano dasescolas. Entretanto, terá de se apostar numa formação inicial baseada no diálogoe reflexão entre os professores em início de carreira e aqueles com experiêncialectiva, quebrando o tradicional desfasamento entre a formação teórica e prática.

Palavras-chave


Geografia; Professores; Formação Inicial; Escola; Universidades; Reformas

Texto completo: 13-33

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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