Histórias, Memórias e Sentidos da Leitura para Sujeitos-Professores: formação inicial e suas reverberações nas práticas pedagógicas

Filomena Elaine Paiva Assolini, Enio José Porfirio Soares

Resumo


Fundamentados nos postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de matriz francesa, na abordagem Sócio-Histórica do Letramento e em alguns fios da Psicanálise, investigamos as relações que professoras alfabetizadoras estabeleceram com a leitura ao longo do processo de formação inicial. Propusemo-nos compreender como tais relações repercutem no atual exercício da profissão docente. Os resultados de nossas análises mostram que os dizeres, saberes e fazeres dessas profissionais trazem marcas dessas relações, constituintes de suas identidades. É desejável que as licenciaturas compreendam a importância de seu papel para a formação de futuros professores, assegurando-lhes condições favoráveis de produção para exercer o direito à palavra e, assim, atribuir e produzir sentidos. Ocupar o lugar de intérprete-historicizado, ou seja, o de um sujeito capaz de problematizar os discursos que (re)produz, contribui para um exercício responsável da docência, bem como para a instauração, na sala de aula, de práticas pedagógicas diferenciadas.


Palavras-chave


Educação; Formação de professores; Ensino;Prática pedagógica

Texto completo: 164-190

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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