O INTERACIONISMO SIMBÓLICO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO E PRÁTICA EDUCACIONAL

Filipe Costa Fontes

Resumo


A sociedade é tanto produto, quanto pano de fundo do processo educacional. De posse deste pressuposto, este breve artigo tem como objetivo central apontar algumas contribuições de uma visão interacionista da sociedade para o projeto educacional. Tendo em vista a grande abrangência do paradigma interacionista, este se limitará a uma apresentação geral do referido paradigma, com enfoque maior sobre uma de suas manifestações mais recentes: a sociologia do conhecimento de Peter Berger e Thomas Luckmann. Após apresentar tal paradigma social, o ensaio procurará mostrar algumas das contribuições de uma visão interacionista da sociedade para o processo e a prática educacionais. Isto será feito tomando como referencial teórico a concepção de sociedade do interacionismo simbólico, sobretudo em sua manifestação mais recente, na sociologia do conhecimento de Berger e Luckmann, em interação com os pressupostos da teoria pedagógica de Paulo Freire. Ao fim deste ensaio, pretende-se mostrar que uma a visão interacionista da sociedade implica o caráter processual da educação, permite uma visão otimista do processo educacional como o caminho para o engajamento social de um indivíduo, e reforça o caráter hermenêutico e dialógico do processo educacional.


Palavras-chave


Interacionismo Simbólico; Processo Educacional; Socialização; Diálogo.

Texto completo: 141-154

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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