ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA VERSUS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – REFLEXÕES E POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS

Luciana Santos

Resumo


Na primeira parte desta argumentação, levantou-se um pouco das contribuições teóricas em torno da cultura digital, numa perspectiva de problematização do fetiche que a cerca. Posteriormente, quanto aos usos e apropriações das tecnologias por parte dos jovens, buscou-se tratar de um imaginário que parece estar organizado em duas correntes centrais: os favoráveis da existência de certa expertise tecnológica para a geração atual, e aqueles que buscam rever tal ideário.

Em seguida, apresentaram-se alguns dados acerca da utilização das mídias digitais por professores de educação básica na realidade brasileira. Para tanto, contamos com a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras – TIC Educação 2010, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) no âmbito do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Neste sentido, também recorremos a uma investigação desenvolvida como parte do Programa de Trabalho sobre a Sociedade da Informação da UFRJ com apoio do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. Este estudo coletou dados de professores da rede municipal do Rio de Janeiro no que se referia a apropriação da informática e internet pelas escolas.

Por fim, foram elaboradas algumas considerações em torno das práticas pedagógicas na conjuntura da cultura digital, tendo em vista as influências que as representações acerca do jovem usuário das mídias digitais podem estar exercendo sobre a legitimidade do fazer docente.


Palavras-chave


Professores; Estudantes; Tecnologias digitais; Práticas pedagógicas.

Texto completo: 432-450

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie