OBSTÁCULOS À CONSTRUÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO

Lucas Dominguini, Ilton Benoni Silva

Resumo


O conhecimento representa uma necessidade histórica do homem no processo de domínio e transformação da natureza. Por tamanho poder, o conhecimento é um dos objetos de estudo dos filósofos ao longo da história. Problemas relacionados ao processo do conhecer são estudados pela Teoria do Conhecimento. Gaston Bachelard se apresenta como um exemplo. Em sua visão, o conhecimento científico só pode desenvolver-se quando supera obstáculos, que são entraves no âmago do próprio ato de conhecer. A experiência primeira e a generalização apressada são dois obstáculos, entre outros, a serem superados, tanto nos processos estritamente científicos quanto naqueles que envolvam ensino-aprendizagem. O trabalho referenciado nessas categorias produz uma reflexão sobre o papel do livro didático para demonstrar como ele pode vir a mobilizar um ou mais desses obstáculos.


Palavras-chave


Conhecimento; Ciência; Obstáculo; Ensino-Aprendizagem; Livro Didático.

Texto completo: 101-116

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie