INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
Resumo
O presente trabalho se propôs a investigar estratégias pedagógicas que contribuem para o processo de inclusão de crianças com múltipla deficiência no contexto escolar. Com o intuito de alcançar os propósitos desta investigação, optou-se por um estudo descritivo-analítico de caráter qualitativo, estruturado em três etapas: aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação do contexto da sala de aula. Após análise dos dados, que foram gerados, o estudo apontou a importância da adaptação curricular, do processo de socialização, do envolvimento da família e do trabalho coletivo na escola como estratégias pedagógicas necessárias para o processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla.
Palavras-chave
Estratégias pedagógicas; Inclusão escolar; Deficiência múltipla.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: