INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Maisa Moraes de Lima, Maria de Fátima Ramos de Andrade, Ana Silvia Moço Aparício

Resumo


O presente trabalho se propôs a investigar estratégias pedagógicas que contribuem para o processo de inclusão de crianças com múltipla deficiência no contexto escolar. Com o intuito de alcançar os propósitos desta investigação, optou-se por um estudo descritivo-analítico de caráter qualitativo, estruturado em três etapas: aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação do contexto da sala de aula. Após análise dos dados, que foram gerados, o estudo apontou a importância da adaptação curricular, do processo de socialização, do envolvimento da família e do trabalho coletivo na escola como estratégias pedagógicas necessárias para o processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla.

Palavras-chave


Estratégias pedagógicas; Inclusão escolar; Deficiência múltipla.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie