PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PROMOVER DISCUSSÕES DO TEMA HOMOSSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Elvio Carlos Costa, Andréia Osti

Resumo


O presente estudo objetivou conhecer as percepções de professores e supervisores da educação profissional sobre promover discussões do tema homossexualidade no ambiente escolar. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário online aplicado a 80 professores e entrevista semiestruturada a 2 supervisores educacionais de uma Instituição de Ensino Profissional do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que 31% dos participantes revelam que as temáticas acerca da homossexualidade na escola não geram constrangimentos, apresentando uma visão mais otimista sobre o tema em pauta, pois o que deve prevalecer é o respeito das múltiplas facetas da diversidade, sejam elas humanas, de opiniões e sexualidades, enquanto 27% afirmam que discutir tal temática pode trazer constrangimentos. Desse modo, foram identificadas duas formas de pensar: uma a favor da discussão e a outra que o tema é polêmico e constrangedor, devendo ser abordado apenas pelos pais e não pela escola. Para 38% dos participantes o tema pode talvez gerar constrangimento, principalmente se o tema não for tratado e abordado de forma adequada, por profissionais capacitados. E, por fim, apenas 4% não souberam responder a tal questionamento. E, sobretudo pode-se concluir quanto à importância de ampliar o entendimento sobre o universo homossexual, além de responder de maneira adequada às dúvidas e questionamentos dos alunos, pais, funcionários de escola e professores.


Palavras-chave


Educação profissional. Percepções de professores. Homossexualidade.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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