TEMA TRANSVERSAL ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AVALIANDO O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM LIVRO DIDÁTICO
Resumo
A produção de materiais didáticos na área da Educação Física escolar é ainda um assunto muito divergente, sendo os livros didáticos alvos de muita polêmica. Porém, pouco se tem estudado sobre essa temática, fazendo necessário que haja estudos e aplicações de materiais didáticos nas aulas de Educação Física, possibilitando a compreensão das potencialidades e limitações destes materiais no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, esse estudo objetivou verificar como os alunos de uma turma do ensino fundamental utilizam um material didático sobre o tema transversal da Ética nas aulas de Educação Física na escola. Para isso, avaliou-se o processo de implementação do livro didático em uma turma de 31 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, realizando uma análise documental das respostas obtidas. A partir disso, buscou-se por desmembramentos e implicações objetivando estabelecer possíveis relações entre a Educação Física com os livros didáticos. Conclui-se que o impacto de um material didático sobre o tema transversal ética para as aulas de Educação Física foi positivo, pois possibilitou que os alunos refletissem e compreendessem melhor a respeito dessa temática. Entretanto, algumas reformulações precisam ser feitas, visando adequar o material com os conteúdos específicos da cultura corporal. Considera-se ainda que os livros didáticos são ferramentas possíveis que podem contribuir sobremaneira com a ação docente do componente curricular obrigatório Educação Física desde que utilizados de maneira crítica e criativa por todos os “atores” da ação educativa.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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