REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ATEÍSMO PRODUZIDAS POR PROFESSORES SEM RELIGIÃO
Resumo
Esta pesquisa buscou investigar como o ateísmo, enquanto ausência de crenças na existência de divindades, é significado por professores de diferentes níveis de ensino. Referencia-se no paradigma da pesquisa qualitativa e no método de análise das Representações Sociais, sistematizado por Moscovici, Jodelet e colaboradores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com professores sem religião, do superior. A análise das entrevistas foi realizada através do método da análise de conteúdo. Os resultados indicam que o ateísmo é representado, enquanto uma atitude relacionada com variáveis sociais importantes na história de vida dos professores, tais como: a educação familiar, a ausência da tradição religiosa, as experiências coercitivas com a religião, a ciência enquanto cosmovisão de mundo e, por fim, acontecimentos inesperados não superados com a fé. A representação social do ateísmo emerge na oposição entre o conhecimento empírico-racional, baseado em evidências, e o conhecimento teológico, baseado em tradição idealista.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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