REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ATEÍSMO PRODUZIDAS POR PROFESSORES SEM RELIGIÃO

Lieny Munhoz Martins, Adria Dejanira Vilela da Silva, Eder Aparecido de Carvalho, Sergio Kodato, Alexandre da Silva de Paula

Resumo


Esta pesquisa buscou investigar como o ateísmo, enquanto ausência de crenças na existência de divindades, é significado por professores de diferentes níveis de ensino. Referencia-se no paradigma da pesquisa qualitativa e no método de análise das Representações Sociais, sistematizado por Moscovici, Jodelet e colaboradores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com professores sem religião, do superior. A análise das entrevistas foi realizada através do método da análise de conteúdo.  Os resultados indicam que o ateísmo é representado, enquanto uma atitude relacionada com variáveis sociais importantes na história de vida dos professores, tais como: a educação familiar, a ausência da tradição religiosa, as experiências coercitivas com a religião, a ciência enquanto cosmovisão de mundo e, por fim, acontecimentos inesperados não superados com a fé. A representação social do ateísmo emerge na oposição entre o conhecimento empírico-racional, baseado em evidências, e o conhecimento teológico, baseado em tradição idealista.


Palavras-chave


Ateísmo. Religião, Crenças, Ciência, Representações Sociais

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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