EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL ATRAVÉS DA LEITURA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Manoel Santos da Silva, Cléia da Silva Lima

Resumo


Este artigo versa discutir sobre a atuação social da leitura na vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos a partir de teóricos e pesquisadores da área, além de contemplar a leitura no contexto escolar e abordar o papel do professor no processo de aquisição de leitura dos alunos da EJA. Para dialogar com este trabalho trazemos autores que corroboram com o tema, como Arroyo (2003, 2005), Brandão (1994), Britto (2010), Freire e Shor (1986) Freire (1997, 2007, 2009, 2011), Libâneo ( 2008) e Silva (1986), dentre outros que nos ajudam a refletir sobre o quanto a competência de leitura na educação de jovens e adultos é capaz de provocar neles um processo de mudança de interações construtivas dentro do contexto social ao qual estão inseridos. A pesquisa é de cunho qualitativo e exploratória, tendo os resultados a partir de questionário semiestruturado. Desse modo, a aplicabilidade da prática de leitura nas escolas, é um dos aspectos que contribuem na formação do ser humano, com isso, é importante frisar, que é a partir dela que se constituem os aspectos politicamente sociais e individuais para o crescimento emancipatório do indivíduo.


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos, Práticas sociais, Leitura.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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